sábado, 12 de março de 2011

Esqueça os Palavrões!!!

Não é de hoje que eu percebo a grande quantidade de pessoas falando palavrões dentro do ambiente de trabalho. Em algumas empresas, esse é um fato tão comum que mesmo os profissionais em cargos de chefia utilizam destas palavras corriqueiramente, mesmo na frente de clientes!
Venho de uma família onde falar palavrões era algo totalmente inaceitável dentro de casa, e acabei por passar esse hábito para os ambientes profissionais onde frequentei.
Esse tipo de vocabulário não enriquece, de forma alguma, qualquer tipo de conversação, principalmente no mundo dos negócios.

Se você tem algum cliente que utiliza livremente dessas palavras, isso não lhe dá o direito de fazer uso de palavrões junto com ele. É total falta de bons modos. Além do mais, o bom exemplo tem de partir de algum lugar.
Algumas pessoas conseguem separar o uso de palavrões. Se estão entre amigos, falam essas palavras mais pesadas normalmente, conforme o assunto. Mas quando essa mesma pessoa está no ambiente de trabalho, consegue distinguir os ambientes, e não pronuncia qualquer tipo de ofensa. Se você consegue fazer isso, meus parabéns, está no caminho certo.

Existem também situações onde você não fala palavrões, mas seus colegas de trabalho sim. Como dizer para elas que essas palavras são inadequadas? Bem, se você tem um cargo de chefia, fica mais fácil chamar essa pessoa para uma conversa, e explicar, com os seus exemplos, que no ambiente de trabalho certas palavras devem ser evitadas.

Mas e se você não tem esse poder? Simples, seja um exemplo para essa pessoa. Suas atitudes e palavras sempre são absorvidas pelas pessoas ao seu redor. Com o tempo, algumas pessoas sentem-se envergonhadas de falar palavrões na sua frente, já que ela nunca viu você pronunciar um se quer, mesmo naquele dia em que estava muito nervoso e bravo.

Deixo aqui a minha reflexão final: "Será que você anda falando muito palavrão no ambiente de trabalho???". Pense sobre isso!!

Abraços... até o próximo Post!