sábado, 12 de março de 2011

Esqueça os Palavrões!!!

Não é de hoje que eu percebo a grande quantidade de pessoas falando palavrões dentro do ambiente de trabalho. Em algumas empresas, esse é um fato tão comum que mesmo os profissionais em cargos de chefia utilizam destas palavras corriqueiramente, mesmo na frente de clientes!
Venho de uma família onde falar palavrões era algo totalmente inaceitável dentro de casa, e acabei por passar esse hábito para os ambientes profissionais onde frequentei.
Esse tipo de vocabulário não enriquece, de forma alguma, qualquer tipo de conversação, principalmente no mundo dos negócios.

Se você tem algum cliente que utiliza livremente dessas palavras, isso não lhe dá o direito de fazer uso de palavrões junto com ele. É total falta de bons modos. Além do mais, o bom exemplo tem de partir de algum lugar.
Algumas pessoas conseguem separar o uso de palavrões. Se estão entre amigos, falam essas palavras mais pesadas normalmente, conforme o assunto. Mas quando essa mesma pessoa está no ambiente de trabalho, consegue distinguir os ambientes, e não pronuncia qualquer tipo de ofensa. Se você consegue fazer isso, meus parabéns, está no caminho certo.

Existem também situações onde você não fala palavrões, mas seus colegas de trabalho sim. Como dizer para elas que essas palavras são inadequadas? Bem, se você tem um cargo de chefia, fica mais fácil chamar essa pessoa para uma conversa, e explicar, com os seus exemplos, que no ambiente de trabalho certas palavras devem ser evitadas.

Mas e se você não tem esse poder? Simples, seja um exemplo para essa pessoa. Suas atitudes e palavras sempre são absorvidas pelas pessoas ao seu redor. Com o tempo, algumas pessoas sentem-se envergonhadas de falar palavrões na sua frente, já que ela nunca viu você pronunciar um se quer, mesmo naquele dia em que estava muito nervoso e bravo.

Deixo aqui a minha reflexão final: "Será que você anda falando muito palavrão no ambiente de trabalho???". Pense sobre isso!!

Abraços... até o próximo Post!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Reveja seus Planos!!

Bem, já passamos o Carnaval, e como costumamos dizer aqui no Brasil: "Agora começou o ano".

Então, te lanço um desafio: Já estamos quase encerrando o 1º Trimestre de 2011. Quantas atividades ou ações, que você planejou no começo do ano, já foram realizadas até agora?
Eu confesso que, da minha lista de 12 objetivos para 2011, apenas 2 foram totalmente conquistados, contudo outros 2 estão em fase de serem conseguidos. Já o restante, eu já tinha até esquecido que os havia colocados na minha lista desse ano.

Se você fez uma lista de metas para esse ano, agora é a hora de rever e avaliar o que já fez, e o que ainda precisa ser feito, para atingir seus objetivos.

Caso você não tenha feito essa lista no começo do ano, tudo bem. Já que o ano "acabou de começar", veja o que pode ser definido como meta para sua vida nesse ano.

Lembre-se que todos nós precisamos de metas pessoais, já que devemos crescer e evoluir, não só como profissionais, mas principalmente como seres humanos! É bom você ter essa lista por perto, assim você mesmo poderá se cobrar.

Se achar interessante, faça uma lista, separada, especificamente sobre sua carreira profissional. Liste quais os cursos que gostaria, ou precisaria realizar. Quais os cargos que gostaria de obter nos próximos anos, seja na atual empresa, ou em uma futura contratação. Reveja seu currículo, e analise quais "buracos" precisam desaparecer de lá.

Feliz 2011..... Abraços, até o próximo Post!!

terça-feira, 8 de março de 2011

A Mulher como Gestora

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado todo dia 08 de Março, falaremos hoje sobre esse perfil profissional, tão desejado por algumas empresas, e ainda mal aproveitado por tantas outras.

A Mulher Gestora, que tem o papel de administradora em uma empresa, normalmente apresenta as seguintes características dentro do seu perfil:

  • É tolerante. Diferente do homem administrador, a mulher gestora moderna sabe tolerar muito melhor as falhas de seus funcionários, identificando ainda que, muitas vezes, a falha foi da empresa em não ter dado o treinamento adequando ao seu colaborador.
  • É humana. Não vê um funcionário como funcionário, e sim como um verdadeiro colaborador, que está ali para ajudar a empresa a alcançar seus objetivos. A mulher gestora sabe que nenhuma empresa tem sucesso sem uma verdadeira equipe unida.
  • É motivadora. Sabe usar melhor as palavras. Não elogia uma pessoa com segundas intenções. Além disso, incentiva seus colaboradores a estudarem e alcançar seus objetivos de vida.
  • É sutil. Sabe chamar a atenção de uma pessoa sem que outras pessoas ao redor percebam, pois entende que humilhar um colaborador não irá ajudar a empresa em nada, muito menos o funcionário.
  • É econômica. Quando o assunto são as despesas da empresa, sabe traçar planilhas para decidir quais os investimentos que serão feitos em curto, médio e longo prazos. Sabe ainda reduzir despesas sem perder a qualidade do trabalho.
  • É estudiosa. Esse é um fato comprovado por diversas pesquisas. As mulheres investem muito mais em conhecimento, passando um tempo muito maior no "banco da escola", seja através de cursos técnicos, superiores, pós-graduações, idiomas, etc.
  • É atualizada. O público feminino le muito mais livros e revistas que o público masculino. E não me refiro à revistas de fofocas, mas sim de revistas nas áreas de economia, política, finanças, bem-estar e científicas.
Existem ainda uma série de outras características importantes dessa mulher gestora, mas acredito que posso resumir todas elas na seguinte afirmação:
"É o toque feminino, que só elas tem, que faz a grande diferença na área de gestão de empresas."

Vamos torcer para que as empresas percebam isso logo!!

Abraços, e parabéns pelo Dia Internacional da Mulher!