sábado, 30 de abril de 2011

Você sente-se Perseguido na empresa??

Esta semana, ao conversar com um ex-aluno, ele me revelou que vem sentindo algo diferente na empresa onde atua. Ele sente-se que vem sendo perseguido pelo chefe do setor onde atua, e por um outro colega também do mesmo setor.

Neste momento, perguntei porque ele vinha sentindo isso. O que havia levado ele a essa conclusão. Então ele me explicou que desde o começo do ano já teve duas promoções de cargo na empresa, e dois colegas do setor dele foram promovidos, mesmo tendo menor tempo de empresa e menor experiência no ramo.

Expliquei para ele que as empresas possuem sistemas de seleção interna, e que costumam apresentar algumas regras para a aprovação. Talvez ele não tenha sido promovido por não contemplar todas as qualificações necessárias.

Ele concordou em partes, contudo acrescentou dizendo que este chefe não aceita qualquer ideia que ele apresente, mesmo que seja uma excelente solução para um problema. Prefere tomar as decisões sozinho. Também expliquei que este é um tipo de liderança. Eu posso até não gostar, prefiro liderança compartilhada, ou seja, saber a opinião dos envolvidos, mesmo que a palavra final seja minha. Mesmo assim, ele teria de aceitar esse seu chefe.

E a conversa continuou. Meu ex-aluno sempre achando um motivo para sua "perseguição". E eu sempre rebatendo com alguma ideia positiva, mesmo que não fosse a que nós gostaríamos de ver e ouvir. Na vida empresarial é assim. Muitas decisões não cabem a nós. Temos que aceitá-las.

Se você estiver em um ambiente que aceite com facilidades as mudanças: ótimo! Caso contrário, o jeito é aceitar e parar de ficar procurando motivos para se chatear. Talvez, tenhamos de mudar de empresa. Essa é uma reflexão muito pessoal. E manter esse sentimento de perseguição só deixará seus dias mais angustiados, ou seja, piores. Pare com isso agora mesmo!!

Abraços, até o próximo Post!!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Por que é importante ter uma boa Oratória??

Muitas pessoas sentem enorme dificuldade em falar em público. Seja por timidez, ou por medo do que as pessoas irão pensar, diversas pessoas perdem excelentes oportunidades de emprego por essa falha.

Você não precisa se tornar em um "Silvio Santos", ou "William Bonner", muito menos em um "Rodrigo Faro", mas pode sim ser um bom comunicador. Para isso existem técnicas especiais que podem lhe ajudar, mas cada caso é um caso.

Existem pessoas que precisam aumentar o tom da voz, pois falam muito baixo. Neste caso, existem exercícios que podem ser feitos diariamente, e que ajudam nesse problema.

Outras pessoas sentem vergonha. Para resolver esse "travamento" existem técnicas para diminuir essa timidez, aprendendo como abordar as pessoas, o que falar, saber observar, e principalmente não se preocupar com o que as pessoas irão pensar de você. Esse talvez seja um dos maiores problemas neste caso.

Existem ainda pessoas que precisam aprender como se apresentar, por exemplo, em uma venda com um cliente. Também existem formas de abordar essa pessoa, e ainda de como montar uma apresentação de sucesso, que nada é mais que se preocupar com: início, meio (conteúdo) e fim. Você tem um objetivo? Se sim, conseguirá vender seu produto/serviço, caso contrário, não existe técnica que lhe ajude!

Pensando nessas, e em outras pessoas, que estou lançando neste mês meu curso de "Oratória"!! Será realizado aos sábados, em Santos, nos meses de Maio e Junho. Caso queira mais informações, fale comigo aqui pelo Blog, ou ligue na escola: (13) 3239-8279.