sábado, 19 de fevereiro de 2011

Expansão das Comunicações

Ano após ano, os brasileiros compram mais celulares e computadores. O número de pessoas com acesso à Internet também cresce de forma incrível, nas mais diversas faixas etárias e classes sociais. Até mesmo a barreira cultural vem caíndo, onde pessoas que não gostavam de tecnologia, já começam a comprar aparelhos celulares que fotografam e filmam.
Tudo isso prova a necessidade que o ser humano tem de se comunicar, seja pelo meio que for.
Empresas que ainda não perceberam isso estão bem atrasadas, e podem acabar perdendo uma grande fatia de mercado.
Toda empresa precisa investir em mais de uma forma de comunicação com seu cliente. O cuidado está em identificar quais os melhores meios para se fazer isso.
Ferramentas como e-mail, sms, redes sociais e até telemarketing, são exemplos de forma de comunicação efetivas e diretas. Mas qualquer uma delas pode falhar, principalmente se forem mal planejadas e não acompanhadas.
Recomendo que você una sua equipe de trabalho, e discuta como atender essa necessidade de comunicação dos seus clientes em particular. Veja o histórico de atendimentos e vendas. Busque sugestões, e até reclamações, que seus clientes tenham feito nos últimos anos.
Para saber como se comunicar com o seu cliente, você precisa ouvi-lo primeiro.
Você não pode mais ficar esperando que seu cliente apareça e diga o que precisa. Você é quem deve ir atrás dele, se comunicar com ele!! Pois se você não fizer isso, com certeza algum concorrente seu fará...

Abraços... até o próximo Post!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ser um Corretor de Imóveis

Um profissional de Administração possui diversos caminhos que pode percorrer em sua carreira profissional. Uma dessas opções é a Corretagem de Imóveis.
Este ramo de atuação envolve basicamente 3 grande áreas:
  • Locação
  • Vendas
  • Administração de Condomínios
A Locação, de maneira resumida, consiste em cuidar de todos os processos que envolvam o ato de alugar um imóvel, ou seja: Contrato com o Proprietário (Locador), Contrato com o Inquilino (Locatário), Anúncio dos imóveis, recebimento de aluguéis, emissão de extratos para o locador, entre uma série de outras atividades.
As Vendas de imóveis são, hoje em dia, a grande área de atuação do Corretor. Nesta atividade, ele é o responsável em encontrar o comprador certo, para o vendedor certo, ou seja, atender as necessidades de quem está vendendo um imóvel, e as de quem está comprando. Essa não é uma tarefa fácil, e pode levar alguns meses para se obter a concretização do contrato. Mas é um dos segmento com maior expansão de mercado no momento no Brasil.
E temos ainda a Administração de Condomínios, onde o corretor de imóveis também exerce suas funções, gerindo todos as receitas e despesas de um edifício, controlando ainda a parte de folha de pagamento dos funcionários deste prédio, como porteiros e faxineiros.

O Corretor de Imóveis também é conhecido como Técnico em Transações Imobiliárias, pois este é o diploma que este tipo de profissional precisa ter para exercer suas funções, além do registro junto ao CRECI (Conselho Regional do Corretores de Imóveis).
Advogados e Administradores também podem exercer essas funções, mas com as devidas adaptações junto ao CRECI.

De qualquer forma, fica aqui nossa sugestão de mercado de trabalho aos administradores que ainda não decidiram em que área atuar.
Abraços, até o próximo Post!!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Cuidado com os Excessos

Você já parou para pensar nos excessos que são cometidos no trabalho? São os mais diversos exemplos negativos que podemos encontrar:
  1. Excesso de bagunça: Sabemos que é muito difícil deixar tudo em ordem na empresa. Papéis e pastas costumam ficar nos mais diversos pontos da empresa. Mas não podemos deixar a desorganização tomar conta. Podemos sim ter um pouco de liberdade, mas sempre guarde aquele documento que não for utilizar nas próximas 24 horas. Fica muito mais fácil de localizar depois;
  2. Excesso de intimidade com clientes: Clientes são clientes, e não amigos pessoais, mesmo que a pessoa seja seu colega de infância. O profissionalismo deve prevalecer dentro do ambiente de trabalho, caso contrário damos liberdade para outros assuntos, ou coisas não permitidas pela empresa;
  3. Excesso de cuidados pessoais: Você não pode ir trabalhar todo desarrumado, com cabelo despenteado e sem escovar os dentes. Mas também não pode encher o seu rosto de maquiagem e ficar com cara de "palhaça". Perfumes fortes também devem ser evitados. O Marketing pessoal é essencial nos dias de hoje, contudo devemos ter atenção para não se tornar em excesso de vaidade;
  4. Excesso de regras: Existem empresas que "travam" seus processos, o que irrita muito seus clientes pela demora na resolução de problemas, ou até em simples atendimentos. Reveja suas rotinas, e veja se não está pecando pelo excesso de cuidados. Caso tenha dúvida, sempre recorra à um bom advogado sobre a necessidade ou não de certos documentos;
  5. Excesso de estoque: Lembre-se que estoque é capital parado. Não vivemos mais na época em que era necessário armazenar grandes quantidades de produtos em nossa empresa. Nossos fornecedores já melhoraram muito seus processos de logística. E uma boa equipe de marketing pode ajudá-lo a estruturar um controle de demanda pelos produtos.
É claro que existem outros excessos nas empresas, mas discutiremos mais sobre eles em futuros Post's.
Abraços, até mais!!