sábado, 29 de janeiro de 2011

Gerentes Despreparados....

Hoje a tarde, ao ir em um supermercado próximo de casa, observei como existem gerentes despreparados neste Brasil.

Antes de começar as compras, eu e minha esposa passamos na cafeteria (dentro do supermercado) e tomamos calmamente um café com leite. Logo no início percebemos que o ar condicionado do local não estava muito bom, mas apenas lamentamos o fato. Já uma senhora que havia terminado de efetuar suas compras, e também tomava seu café, ficou indignada com o calor, e perguntou aos funcioários próximos onde estaria o gerente, pois ela queria fazer uma reclamação sobre o fato.

Funcionário liga no ramal, outro sai da cafeteria e avisa uma supervisora, e nada do gerente aparecer. A cliente, que terminou seu café, e cansou de esperar pelo mesmo, insistiu com o funcionário que estava próximo e esse diz: "A senhora tem que ir no balcão de informações para procurá-lo....". Imagine o quanto essa senhora ficou brava com tudo isso. Assim mesmo, ela foi até o local indicado, esperou por mais 5 minutos, e acabou desistindo, deixando um recado com uma supervisora antes de sair: "Filha, diga a esse gerente que assim não pode ficar! Esse ar condicionado está muito ruim.".

Menos de 1 minuto depois, ele, o SUPER GERENTE, aparece. Fala com a supervisosa, balança os ombros com desdém, e sai em direção à outro setor.

Amigos, infelizmente, esse é o perfil de muitos "GERENTES" aqui no Brasil. Até quando essa situação irá continuar? Sem preparo, não tem jeito, ficaremos sempre assim: atrasados. Por isso sou favorável a criação de Treinamentos para Gerentes.

Abraços.... até o próximo Post.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Importância de um Cronograma

Você já trabalhou em alguma empresa onde as pessoas não tinham bem certo a data e o horário para a realização das atividades e tarefas? Acredito que todos nós já trabalhamos em um lugar assim. E por que isso ocorre?

Podem sem vários motivos, mas os mais fortes são dois: 
a) Falta de planejamento; 
b) Falta de foco.

Toda empresa precisa criar uma estrutura para produção de planejamentos e definição de focos, caso contrário cada um trabalha naquilo que acredita ser o mais importante, e muitas vezes, não era o essencial para o sucesso da empresa.

Uma ferramenta bem simples de ser trabalhada, e que costuma apresentar uma boa melhora no assunto planejamento é o uso de Cronogramas. São tabelas, de preferência simples e claras, onde todos acompanham quais as tarefas que devem ser realizadas em determinados dias e horários. É simples! E o resultado pode ser surpreendente.

Em uma próxima reunião que você participar, ofereça essa ferramenta como forma de controle e obtenção de resultados. Caso precise de alguma ajuda, programas como o Excel podem ser o suficiente. Caso queira algo mais elaborado, recomendo o uso do Project.

Organização e Planejamento!! É disso que as empresas brasileiras mais precisam!!!

Abraços, até o próximo Post!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Saber Poupar

Esta talvez seja uma das maiores dificuldades, no assunto economia, para os brasileiros: Saber Poupar.

Entenda que não estou falando em economizar, comprando produtos em oferta. Aqui, me refiro ao ato de saber guardar, periodicamente, uma parte da renda para o futuro. Popularmente chamado de: Poupança.

Economistas, e outros especialistas recomendam que pelo menos 20% da sua renda mensal seja transformada em alguma forma de poupança, ou reserva, para o futuro. E para ajudar, vale tudo: abrir uma conta poupança, comprar ações da Petrobras ou da Vale, fazer um Plano de Previdência Privada junto ao banco de sua confiança, etc.

Isso é recomendado por diversos motivos: preparar uma melhor aposentadoria, comprar um imóvel ou outro patrimônio, reserva para emergências médicas na família, e até para pagar menos juros quando for comprar um eletrodoméstico ou carro. Lembre-se que quem paga a vista, não paga juros, e tem maior poder de negociação para conseguir um bom desconto!

Dicas para Poupar:
  • Depositar todo mês, pelo menos, 20% do salário em uma poupança (Se em um mês não puder colocar 20%, coloque 15%, 10%, o importante é guardar um pouco!);
  • Fazer um Plano de Previdência Privada (mas faça isso com calma, de preferência quando estiver de férias, assim terá tempo para analisar as opções existentes no mercado);
  • Gastar menos com roupas e acessórios (não é para você andar feio na rua, mas controle os gastos!);
  • Livre-se dos juros! Evite, ao máximo, comprar de forma parcelada com juros. Lembre-se que juros é um dinheiro que você nunca mais verá na sua vida!!
  • Tenha dedicação. Este é a principal dica. Em alguns meses você pode ficar mais apertado, mas no outro a situação pode melhorar. Além disso, sempre tem o 13º salário, que muitas vezes gastamos de forma errada.
Abraços, até o próximo Post!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Higiene e Limpeza nas Empresas

No ano passado, tive a oportunidade de visitar muitas empresas e clientes, e uma coisa que sempre chamava minha primeira impressão era a higiene e limpeza do local.

Visitei empresas impecáveis, com salas e corredores bem limpos e organizados, bem iluminados e com boas indicações de direção. Mas infelizmente isso foi a minoria. Acredito que cerca de 90% das empresas visitadas me decepcionaram neste quesito. Por que?? Simples, a aparência é tudo.

Se você vai para uma entrevista de emprego, não tem que ir bem vestido? Isso não é o tal do Marketing Pessoal?? Acredito que é o mesmo com as empresas. Como é possível receber clientes e fornecedores em um local tão sujo e desorganizado? Não tem jeito, a impressão é bem negativa nestes casos.

Não pense que é algo caro investir em limpeza da sua empresa. E também não pense que é só contratar uma simples faxineira para limpar, que tudo ficará limpo como mágica. É necessária a conscientização e participação de todos os colaboradores da empresa! Pois afinal de contas, ainda existem pessoas que não se importam em trabalhar em um local sujo.

Sugestões:
  • Mutirão da limpeza (pelo menos a cada 15 dias) envolvendo toda a empresa!!
  • Limpeza das janelas por empresas especializadas;
  • Pintura das paredes das salas e corredores pelo menos 1 vez por ano;
  • Troca de mobiliário (mesas e cadeiras) pelo menos a cada 2 anos;
  • Palestras de conscientização sobre formas de limpeza e sua importância;
  • Instalação de maior quantidade de cestos de lixo pela empresa;
  • Criar um projeto para reciclagem de lixo limpo;
  • Criação e aplicação de um programa de 5S (Gestão da Qualidade).
Espero que quando você me convidar para visitar sua empresa, eu encontre o local bem limpo e organizado.... e se precisar de uma assessoria, pode me chamar!
Abraços, até o próximo Post!!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Relação entre Economia e Chuva

As fortes chuvas deste Verão não prejudicam somente as cidades atingidas pelas catástrofes, mas também toda a economia brasileira. Para explicar essa relação, precisamos entender que vivemos em um mundo altamente integrado/conectado, ou seja, o que ocorre no Nordeste brasileiro, afeta sim a economia das pessoas que vivem no Rio Grande do Sul.

No caso dessa última grande tragédia, na região serrana do Rio de Janeiro, vejamos alguns exemplos práticos:

  1. Petrópolis: Cidade conhecida pela sua produção de chocolates e principalmente cervejas, que são comercializadas por todo o Brasil. Estas empresas foram diretamente afetadas pelas chuvas, destruíndo parte de suas instalações, consequentemente, o preço destes produtos irá aumentar nas próximas semanas;
  2. Região de Nova Friburgo: Grande região populacional, conhecida como Capital Nacional da Moda Intíma, devido sua grande produção desses produtos; É a segunda maior produtora de flores do Brasil, inclusive exportando seus produtos; Além disso, possui uma forte produção textil, bem tradicional no Estado. Com esse desastre, todos esses itens mencionados terão alta em seus preços. (Aproveite as promoções, porque quando atualizarem os estoques, as lojas terão de aumentar os preços!!).
O Brasil precisa criar uma melhor estrutura, visando sentir menos estes impactos. As chuvas de verão sempre existiram, mesmo assim os produtores agrícolas não conseguem se preparar, perdendo parte de suas produções nessa época do ano, gerando aumento de preço nas hortaliças, verduras e legumes.

Portanto amigos, preparem-se para a alta dos preços. Agora é uma boa época para economizar e esperar!!!

Abraços, boa semana!!