terça-feira, 5 de agosto de 2014

Confiança


Você sabia que a rede de hotéis Ritz-Carlton permite que cada funcionário seu tenha uma reserva de capital de U$ 2,000 (dois mil dólares) por cliente para gastar como achar conveniente?

Deixe-me explicar: Cada funcionário tem pré-autorizado o gasto desses dois mil dólares por cliente para, especificamente, atender as demandas necessárias desses. Por exemplo: um cliente ao entrar no quarto percebeu que uma lâmpada estava queimada. Ao falar com um funcionário, este tem autorização para trocar essa lâmpada sem pedir ao seu supervisor para realizar isso.

Agora eu lhe pergunto: Imagine quantos pequenos problemas corriqueiros são resolvidos dessa forma? Visualize a satisfação dos clientes ao terem seus problemas resolvidos em poucos instantes! Veja a redução de burocracia nestes processos!

Claro que estamos falando de cultura americana. Mas será que no Brasil, com suas devidas proporções, não podemos permitir que nossos colaboradores tenham essa liberdade? Mesmo que não sejam todos os funcionários, mas será que alguns não poderiam ter mais confiança em seu trabalho?

Pense nisso!
Prof. Leandro Martins.
(Fonte das informações: Seth Godin - autor americano)