sábado, 26 de fevereiro de 2011

Cheque Especial

Neste começo de ano, são muitas as despesas: IPTU, IPVA, contas do ano passado que ficaram para esse começo de ano, material escolar das crianças, matrícula na escola, etc e etc. Dessa forma, a lista de contas para pagar só aumenta, mas o dinheiro que entra, seja pelo salário ou outras rendas, continua o mesmo.
É nessa hora que muitas pessoas caem na tentação do cheque especial.

Apenas para ilustrar o conceito, cheque especial é uma forma de empréstimo bancário, que pode ser prontamente utilizado pelo cliente, assumindo dessa forma altíssimas taxas de juros, normalmente cobrados no próximo mês diretamente na própria conta. A taxa de juros desse tipo de operação é a mais alta do mercado, chegando quase a casa dos 200% em alguns bancos.

Ou seja, esse é o pior dinheiro que você pode pegar emprestado com o banco. O ideal é você jamais precisar de qualquer tipo de empréstimo bancário, mas se não tiver como escapar, devemos preferir o empréstimo pessoal, popularmente conhecido como CDC, e que apresentam taxas mais baixas, próximos do 3% ao mês, em média.

Mas volto a repetir: o ideal é não se utilizar de qualquer espécie de empréstimo bancário. Essa deve ser uma alternativa para momentos de real dificuldade financeira, como perda de um emprego, ou ainda para custear problemas de saúde.

Uma sugestão é, assim que passar esses meses mais "apertados" financeiramente, comece a guardar um pouco de dinheiro todo mês. Faça uma reserva, justamente para os meses mais difíceis. Lembra da história dos esquilos que guardam as nozes no verão para comê-las no inverno?? É uma boa lição....

Abraços, até a próxima matéria!!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Falar ou Calar ??

Acredito que você já tenha passado pela situação em que, após ter falado algo para alguém, logo em seguida tenha se arrependido do que disse. Talvez porque não era o momento certo, ou a pessoa certa.
Infelizmente isso é algo comum no ambiente de trabalho. Devido à correria do dia-a-dia, acabamos deixando nossos pensamentos acelerados, e dessa forma não paramos para pensar antes de falar algo.
Com isso, as relações dentro do local de trabalho podem ficar "tensas", criando até um clima de chateação e desânimo entre os envolvidos.
Por isso sempre recomendamos que você não fale imediatamente algo para uma pessoa. Claro que não podemos esperar o dia inteiro, mas um rápida reflexão sempre é bem-vinda.
Em muitas situações, quando estamos tentando resolver um problema, ficamos cegos e surdos às pessoas ao nosso redor, e mesmo que alguém tente lhe ajudar, você acaba sendo "grosso" com a pessoa, não dando ouvidos ao que ela falou.
Entenda que existem momentos de falar. E existem momento de calar e ouvir.
Ouvir é a melhor forma de se aprender algo. Se falamos ao mesmo tempo que alguém, não conseguimos assimilar novos conhecimentos.
E sabe aquele momento em que você está nervoso, ou até com raiva de algo ou alguém? Pois bem, esse é o momento de calar. Espere. Jamais fale com alguém em estado alterado de ânimo, você pode perder o bom senso e magoar a pessoa ou a você mesmo.
Deixo aqui a seguinte reflexão:

Será que falei demais naquela última discussão que tive?
Será que calei na hora certa para poder ouvir as pessoas?
Falar ou Calar? Pense nisso....

Abraços... até o próximo Post!!