sábado, 12 de fevereiro de 2011

Aceite Novas Ideias

Esse blog tratá sobre assuntos ligados à Administração e Gestão Empresarial, e no mundo dos negócios, uma das maiores certezas que todos os bons profissionais tem, é que tudo muda, nada é eterno nesse ramo. Aquele método de trabalho, que um dia você acreditou ser o mais moderno de todos os tempos, com certeza será substituído por uma outra metodologia.
Partindo deste princípio, é de extrema importância você ter a real consciência disso, e estar aberto para novas ideias. Talvez hoje você ache normal falar ao celular, mas um dia isso já foi um absurdo, algo impossível de ser imaginado na década de 50.
No passado, não muito distante, era inadmissível falar em vendas pela Internet. Ninguém acreditava que os consumidores estariam dispostos a comprar produtos sem sair de casa, e muitas vezes sem nem ter visto ele direito, já que muitos sites nem colocam fotos tão boas assim dos produtos que vendem. Assim mesmo, as vendas pela Internet crescem ano após ano.
Um dia acreditou-se que cliente não precisava ser bem atendido, e que marketing era algo desnecessário. Mas, novas ideias surgiram, e as empresas mudaram.

Listo abaixo uma série de atitudes positivas que você pode começar a tomar para ter maior facilidade em aceitar novas ideiais:
  • Leia mais! Não só revistas, como jornais e livros, como também pela Internet;
  • Converse mais! Principalmente ouvindo opiniões de amigos mais velhos. Eles já viram muitas coisas, e podem lhe dar novas ideias;
  • Descarte mais! Abra mão de antigas opiniões. O mundo muda, por que você também não pode?
  • Pense mais! Meditar pode ser uma boa forma de refletir sobre antigas e novas ideias.
Entenda, de uma vez por todos, que vivemos em um mundo em eterna evolução. Dessa forma, fica mais fácil aceitar as novas ideias, que não necessariamente serão corretas, mas poderão abrir as portas para as verdadeiras e corretas inspirações.

Abraços, até o próximo Post!!!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Concorrência Chinesa

Já não é de agora que a China se transformou no grande concorrente mundial. Eles fabricam praticamente qualquer coisa que você possa imaginar. Desde aparelhos de barbear, passando por material escolar, brinquedos, roupas e produtos eletrônicos.
Mas também é de conhecimento de todos que a qualidade destes produtos fica um pouco a desejar. É claro que não podemos generalizar, tendo em vista que algumas empresas chinesas já estão mudando seu foco, de quantidade para qualidade.
Essa realidade impacta diretamente em nossa economia. O Brasil produz uma série de produtos similares aos chineses, contudo não consegue chegar ao baixo preço praticado por eles. Qual a solução para isso?

Diferenciação, poder de marca e fidelização.

Esse conjunto de estratégias pode ser a grande solução para nossa empresas. Não adianta querer brigar pelo preço. Temos que convencer nossos clientes que o nosso produto é melhor e possui uma marca forte. Além disso, devemos criar programas de fidelização, dando desconto aos nossos clientes mais fiéis, que prestigiam nossa marca.

O Marketing tem um papel fundamental nessa etapa, pois sem a divulgação massiva dessas ideias, os consumidores, tradicionalmente, irão preferir a economia pelo preço mais baixo.
Os clientes precisam absorver a ideia de valor agregado ao produto, ou seja, aceitarem pagar mais caro por um produto, reconhecidamente, de melhor qualidade, ou que lhe garanta um melhor status na sociedade.
Vamos para de reclamar da concorrência, pois ela sempre existiu, e vamos ao trabalho!!
Abraços, até o próximo Post.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Usar MSN no trabalho, pode??

Usar MSN Messenger no trabalho, será que pode??
Essa é uma das perguntas que sempre escuto dos meus alunos. E como sempre digo à eles, a melhor resposta é: Depende...
Existem empresas que adotam este tipo de comunicação como canal de vendas, possibilitando a realização de orçamentos para os clientes em tempo real. Isso, na verdade, pode ser um bom diferencial para sua empresa.
Em contra partida, existem outras empresas que não aceitam essa forma de comunicação entre funcionários, ou até mesmo com clientes. Nesse caso, não vale a pena insistir. O jeito é não usar mesmo, até para evitar problemas futuros com a chefia.
Caso sua empresa seja do tipo que permite o uso dessa ferramenta, recomendo sempre o bom senso, ou seja, nada de ficar horas e horas conversando com sua namorada ou seu namorado. Nem ficar comentando sobre o chefe, ou ainda situações engraçadas que envolvam os clientes. Lembre-se que você está em um ambiente de trabalho, e esse programa deve ser apenas uma forma adicional de comunicação com colegas de trabalho, clientes e fornecedores.
Mas se a empresa onde você trabalha ainda não aceita essa ideia, pense na possibilidade de apresentar um relatório justificando o uso e apresente ao seu superior. Quem sabe eles mudem de opinião? Use bons argumentos para justificar sua visão.
Uma outra alternativa, para empresas maiores, é o uso de um comunicador (messenger) exclusivo para uso interno pelos funcionários. Existem diversas opções de softwares nessa área, inclusive gratuitos.

Encerro aqui reforçando a importância da boa comunicação entre funcionários e clientes. Quem não se comunica, perde clientes e dinheiro!!
Abraços, até o próximo Post!!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Renda Extra

Conheço pessoas que mesmo tendo uma vida bem corrida, com trabalho e família, conseguem arranjar tempo para criar uma fonte de renda extra. E isso é bem interessante, pois ajuda a criar uma poupança para o futuro, ou ainda para aquisição de bens de maior valor, como carros e imóveis.
Algumas pessoas investem na área financeira, comprando e vendendo ações de empresas, ou ainda aplicando em fundos de investimentos oferecidos pelos bancos. Ambas são boas formas de aplicar o dinheiro sem muito desgaste físico, mas vale lembrar da importância do acompanhamento dos rendimentos. Essas aplicações oscilam ao longo de dias e semanas, e muitas vezes é necessário mudar o lugar onde o dinheiro está aplicado.
Outra forma de renda extra, para aqueles que já possuem um bom emprego e não querem deixá-lo, é abrir um negócio próprio. Desde pizzarias à pet shops, tudo é válido. Tenho amigos que com o tempo conseguiram abrir até 4 negócios em ramos bem diferentes, todos gerando renda extra para ele. Aqui também fica a dica sobre a importância do acompanhamento de perto do negócio. Não devemos simplesmente abrir e deixar tudo na mão de empregados. Tem um ditado popular que é bem verdadeiro: "O olho do dono é que engorda o gado!!".
Existem ainda outras formas de renda extra, como por exemplo dar aulas. Se você dispõe de algumas noites livres, pode pegar algumas aulas, em disciplinas onde se sinta mais à vontade, e gerar uma renda extra no final do mês.
E é claro que eu não poderia esquecer de uma das mais tradicionais formas de renda extra: vendas!! E isso pode ser das mais diversas maneiras: catálogos de cosméticos e perfumes, bijuterias, relógios, chocolates, roupas, etc e etc. 
O brasileiro tem esse perfil empreendedor, o que ajuda muito na garantia dessa renda extra no final do mês.
Pense Nisso!!!
Abraços, até o próximo Post!