quinta-feira, 31 de julho de 2014

Marca e Kotler


Kotler, considerado um dos maiores mestres do marketing moderno, afirmou em seu livro Marketing 3.0:

No mundo horizontal dos consumidores, a marca é inútil se apenas articular seu posicionamento. A marca pode ter uma identidade clara na mente dos consumidores, mas não necessariamente boa. O posicionamento é uma mera alegação que alerta os consumidores para serem cautelosos a respeito de uma marca não autêntica. Em outras palavras, a marca não está completa sem a diferenciação.

Essa afirmação nos traz uma reflexão sobre a importância da criação de uma boa marca. A imagem da empresa está intimamente ligada a ela. Mas de nada adianta investir em um nome ou logomarca "bonitos" se a empresa não oferecer algo diferente das outras. Não adianta afirmar que sua empresa é direcionada ao público masculino se eles não percebem isso, por exemplo.

Veja o caso dos postos de gasolina. Eles tem marcas diferentes, mas será que o consumidor consegue identificar diferenciações importantes entre as empresas brasileiras?

O que os empórios tem explorado, em relação aos seus concorrentes (supermercados de grandes redes) é justamente a diferenciação. Nesses casos, eu acredito que um trabalho de identificação de marca vale a pena ser planejado e explorado.

Pense nisso!!
Prof. Leandro Martins.