sábado, 5 de março de 2011

Você é Subestimado??

Em muitas situações do dia-a-dia, temos a nítida impressão que nossa real e total capacidade profissional, e até intelectual, não é totalmente explorada na empresa onde trabalhamos. Você sente ou já sentiu isso??

Isso ocorre por uma série de motivos, mas irei me focar em dois pontos principais:

  1. Falta de visão por parte da empresa: Sim, a empresa lhe contratou sabendo das suas características. A final de contas, eles analisaram seu currículo, te passaram por uma ou mais dinâmicas de grupo, e ainda lhe entrevistaram com uma centena de perguntas. A empresa não pode alegar que não sabia do seu potencial, pois a grande maioria lhe contrata justamente por isso, porque você superou os outros candidatos em algum aspecto. Mesmo assim, diversas empresas subestimam seus funcionários, não dando ouvidos para suas ideias e sugestões, nem mesmo quando você identifica problemas importantes que poderão prejudicar a empresa. Isso é falta de definição de um real plano de cargos, onde fica estipulado suas atividades. Dessa forma, você saberia desde o início porque, e para que foi contratado.
  2. Excesso de qualificação sua! Sim, você pode estar acima da qualificação necessária para o cargo que exerce, gerando uma grande sensação de estar sendo subestimado. E você não está errado em querer buscar uma melhor qualificação. O excesso de concorrência te força a ir por esse caminho. Cursos, certificados, idiomas, palestras, livros, tudo é feito na melhoria do seu conhecimento. E tendo mais conhecimento, mas o cargo sendo o mesmo, você não consegue por em prática muitas coisas que aprende. Isso também gera a sensação de ser subestimado.
Essa pode ser a nossa realidade, mas não somos obrigados à aceitá-la! Você tem duas soluções: Mudar de emprego, em busca de um que lhe ofereça as condições de por em prática boa parte do que aprendeu. Ou reduz essa sua insatisfação complementando suas atividades com um segundo emprego, onde possa realizar atividades diferentes das praticadas na outra empresa. 

E posso ainda te propor um terceiro caminho: realizar trabalho voluntário em alguma entidade carente, mesmo que seja dando aulas, ou auxiliando em corrigir e aprimorar algumas ações. Com certeza você não será subestimado nessa situação.

Pense nisso!!
Abraços... até a próxima matéria!

    quinta-feira, 3 de março de 2011

    Tenho um novo Diretor! E Agora?

    No ritmo em que temos trabalhado, as mudanças nos cargos de chefia, seja na gerência, direção, coordenação, supervisão, etc, vem ocorrendo com certa frequência. Esse tipo de mudança pode conter pontos positivos e negativos para nós, colaboradores ou funcionários.
    Se esse novo líder tiver a verdadeira postura de líder, com certeza irá realizar uma reunião geral para apresentar suas ideias e planos, e ainda pedir a ajuda e envolvimento de todos.
    Caso esse líder seja na verdade um chefe, chegará já dando ordens e mudando uma série de atividades e, quem sabe, até pessoas.
    Independente disso, nós, como funcionários, devemos estar abertos para esse tipo de mudança. Veja alguns cuidados que devemos tomar:
    • Não queira dar um de "puxa-saco" e ir conversar diretamente com esse novo líder, principalmente se for para falar mal de alguém ou algo. Isso não causa uma boa primeira impressão.
    • Evite fazer brincadeiras, ou contar piadas ao novo líder. Você não sabe se ele gosta desse tipo de atitude por parte dos funcionários.
    • Dê tempo ao tempo, e veja o estilo de liderança dessa pessoa. Existem líderes mais participativos, que gostam de iniciativas e de sugestões dos funcionários. Outros não, preferem ter sua própria visão e agir como acreditarem ser o correto. Aceite isso.
    • Caso tenha dúvida sobre alguma decisão que tenha de tomar, principalmente se for em relação à um problema, apresente o caso ao novo líder, e deixe ele decidir o que fazer. Caso ele peça a sua opinião, então sim de a sua contribuição.
    • Não fique conversando pelos corredores da empresa, principalmente nos primeiros dias, dá a sensação ao novo líder que a equipe está falando dele.
    • Evite comparações. Não irá lhe enriquecer em nada comparar o antigo e novo gerente. Lembre-se que cada um tem seu estilo de trabalho.
    Espero ter lhe ajudado de alguma forma. Não gaste seu tempo criando ideias sobre o que irá acontecer no trabalho com esse novo líder. Deixe o tempo cuidar de tudo.

    Abraços, até o próximo Post!!

    quarta-feira, 2 de março de 2011

    Perdoe seu cliente

    Recentemente, ao ligar para um cliente e orientá-lo sobre a solução de um problema, fui ofendido por ele, que mesmo com a solução, reclamava da situação, e ainda aproveitou para falar sobre antigos problemas que já passou com a empresa.
    No momento fiquei muito chateado, e confesso que até passou pela cabeça a vontade de dizer: "Está insatisfeito? Pode sair...". Mas consegui segurar esse impulso, e apenas o tratei com respeito, sem contradizer qualquer reclamação dele. Preferi não discutir, e apenas ouvir e me desculpar em nome da empresa.
    Passados 3 dias desse evento, o mesmo cliente liga para a empresa, com um outro problema. Mantive minha prestatividade e ajudei a resolver o novo problema. Ao final da ligação, para a minha surpresa, escutei a seguinte afirmação do cliente:

    "Poxa, você sempre é tão prestativo e calmo. Naquele dia eu estava com um problema sério com meu chefe, e até quase pedi demissão no dia, e infelizmente acabei descontando minha raiva na pessoa errada. Me desculpe...".

    Esse foi o tipo de retorno que eu jamais esperaria deste cliente. Agradeci pela compreensão e disse que continuaria ali para sempre atendê-lo.

    Moral da história: Não fique com raiva dos seus clientes. Somos todos seres humanos, passíveis de errarmos e de termos um "mal" dia. Perdoe seu cliente, mesmo que ele não lhe peça desculpas. A pior decisão que você pode tomar, em um momento de stress, é querer discutir e "bater de frente" com o cliente.

    Pense sobre isso!!

    Abraços, até a próxima matéria!

    domingo, 27 de fevereiro de 2011

    Promoções: Aproveitar ou não??

    O comércio varejista, em determinadas épocas do ano, lançam mão de uma ferramenta importante de marketing, com o intuito de alavancar um pouco as vendas: são as Promoções!!!
    Também conhecidas como Liquidações, Bota Fora, Outlet, todas elas oferecem descontos nos preços de alguns produtos, variando na média entre 30% e 70%.
    Para os compradores compulsivos, isso é uma tentação que não pode ser evitada. Mas devemos tomar cuidado com essas ações, pois podem acabar "estourando" o nosso orçamento no mês, principalmente se utilizarmos o cheque especial ou cartão de crédito. Nessa hora, com os juros pagos, perdemos toda a vantagem do desconto.
    Observe as seguintes dicas para você, consumidor:
    • Avalie a real necessidade do item que deseja comprar.
    • Lembre-se que existe diferença entre desejo e necessidade!
    • Veja as formas de pagamento.
    • Dê preferência para pagamento à vista.
    • Evite parcelar as compras, principalmente com juros!
    • Veja se é possível realizar a troca da mercadoria caso não sirva (no caso de roupas, sapatos, etc).
    • Ateste a qualidade do produto.
    • Não se impressione com a porcentagem do desconto. Veja o valor final!!
    Você não precisa ser um perfeito economista e guardar todo o seu dinheiro. Você pode sim aproveitar as ofertas, mas cuidado com os excessos. Por exemplo: se você precisa comprar algumas calças novas, tendo em vista que as atuais estão gastas, aproveite as promoções. Só não precisa comprar 10 calças do mesmo modelo, certo?

    Abraços, boas compras e boa semana!!