sábado, 22 de janeiro de 2011

Ginástica Laboral

Com a constante pressão que sentimos no trabalho, além do cansaço mental, ao final do dia sentimos um forte cansaço físico, mesmo que tenhamos ficado sentado o dia inteiro, sem sair do lugar. Isso ocorre porque o nosso corpo é uma máquina, e como tal, não foi feita para ficar parada. Além disso, estudos comprovam que o esforço mental reflete diretamente no desempenho de diversos outros órgãos, como o coração e o fígado.

Pensando em melhorar um pouco o nosso ambiente de trabalho, especialistas nas áreas de saúde, fisioterapia e educação física criaram a chamada: Ginástica Laboral.

Composto por uma grande série de exercícios, que variam dos mais leves até os de esforços moderados, podem incluir atividades como: alongamento, exercícios respiratórios, fortalecedores de determinadas musculaturas como costas e pernas, e de relaxamento como o Tai Chi Chuan e a Yoga.

O intuito desta ginástica é relaxar o corpo, exercitar a flexibilidade e estimular músculos que costumam ficar parados ao longo do dia.

Recomendo que na sua empresa você pense nesse tipo de atividade. Não são caras, podendo contratar um único personal trainner, e sem investimentos, pois podem ser realizados no próprio local de trabalho, inclusive usando as cadeiras já disponíveis. Quanto ao tempo, sugere-se a realização desse tipo de ginástica duas a três vezes por semana, pelo menos 15 minutos em cada seção, ou seja, não irá prejudicar o rendimento da empresa, como pensam os mais pessimistas.

Curiosidade: No Japão, em várias empresas, todos os funcionários se exercítam pela manhã, diariamente, antes de iniciar a jornada de trabalho.

Movimente-se!!!
Abraços, até o próximo Post.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Propaganda é a Alma do Negócio

Acredito que muitos de vocês já tenham lido essa frase: "Propaganda é a Alma do Negócio". Mas você já parou para refletir porque isso é dito tantas vezes? Será que é mesmo verdade??

A resposta é: COM CERTEZA!!!!

Já passamos do tempo em que simplesmente manter as portas abertas de um estabelecimento era o suficiente para os clientes aparecerem e comprarem os produtos. Isso diminui muito, e para alguns tipos de empresas, nem funciona mais.

Se a empresa não falar para o mundo: "Olá!! Eu existo! Venha conhecer e comprar meus produtos ou serviços!!", ninguém aparecerá. Tenha certeza disso. Uma boa fachada e recepção já ajuda muito na divulgação. Mas o principal mesmo é a Propaganda, seja ela de que forma for: Panfletos, Anúncios em jornais, revistas, tv, rádio, internet, boca-a-boca, não importa. O ponto é: Divulgar!!

É claro que de acordo com o produto/serviço, e o tipo de cliente que a empresa deseja conquistar, essa propaganda deverá ser muito bem planejada. Por acaso você acha que um simples panfleto entregue em um semáforo irá fazer uma pessoa entrar em uma concessionária BMW e comprar um carro?

A Propaganda é sim a alma do negócio, mas deve ser planejada, direcionada e medida. Sim, se você não medir os resultados, por que continuar com um determinado tipo de propaganda? A empresa deve mudar a estratégia e, quem sabe, o foco.

Fica aqui minha reflexão para essa sexta-feira: "A Propaganda realmente é a Alma do Negócio".

Abraços, até o próximo Post!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Planejamento da sua Carreira

Nós, brasileiros, ainda não criamos o hábito de planejarmos, com antecedência, como será nossa carreira profissional.

Em países europeus, é comum que os jovens sejam orientados sobre as possibilidades de carreiras existentes no mercado de trabalho de acordo com o perfil de cada um.

É muito fácil perceber que existem pessoas com maior facilidade para cálculo, outras para textos, outras ainda com assuntos ligados à biologia ou química, etc e etc.

As escolas brasileiras não preparam seus alunos para o mercado de trabalho, mas apenas para o vestibular.

Sugiro que você, de tempos em tempos, ao longo da vida, faça essa reflexão:
"Quero trabalhar em que área?", "Tenho maior facilidade e interesse por qual área do conhecimento humano?", "O que eu poderia fazer para conseguir um bom emprego nessa área que desejo?", "O que é necessário estudar para trabalhar com isso?".

Essas perguntas, ou melhor, suas respostas, lhe ajudarão a criar um Plano de Carreira Personalizado, adaptado às suas necessidades.

Se você já se considera velho para fazer isso, te lanço outro desafio:
O que irei fazer ao me aposentar? Sim, hoje nós aposentamos, e temos tempo para pensar em uma outra carreira. Quem sabe aquela dos sonhos da juventude?? Eu, por exemplo, penso em fazer faculdade de Filosofia. E você?

Abraços, boa reflexão... até o próximo Post!!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

UM NOVO EMPREGO? E AGORA??

Muitas pessoas se deparam com esse questionamento: Consegui um novo emprego, e agora, o que faço?? Como me relacionar com as pessoas nesse novo local de trabalho?

Esse é um medo natural das pessoas, tendo em vista que a grande maioria de nós teme tudo aquilo que é novo, e nos tira da nossa "zona de conforto".

Abaixo, listo algumas dicas para casos como esse:
  • Seja simpático, mas sem exageros, ou seja, nada de encher de beijos e abraços pessoas que você nunca viu antes;
  • Seja organizado. Aproveite que está começando tudo do zero, e adote uma agenda, ou caderno, para anotações e pendências;
  • Não tenha medo de perguntar. Antes ser chato perguntando para as pessoas como fazer algo, do que dizer: Errei, como arrumar isso?
  • Se errar, não tenha vergonha. Lembre-se que ninguém tem obrigação de saber tudo;
  • Não critique antigos empregos ou chefes. Cria uma imagem muito negativa sobre você;
  • Seja dedicado. Mostre interesse. Mas não tente, logo na primeira semanam revolucionar a empresa e querer mudar tudo do lugar;
  • Pergunte onde fica a cozinha, banheiros, etc;
  • Não fique conversando demais. Passa a impressão de que você não quer trabalhar, e sim passear;
  • Tenha paciência. Nem todas as pessoas serão simpáticas com você no início. Nem talvez irão lhe ensinar todo o trabalho;
  • Não comente sobre religião, sexo, futebol. Escute antes a opinião das outras pessoas. Nem todos aceitam as diferenças, então é melhor não se expor logo no início;
  • Não desanime! Mesmo que tenha dificuldade em entender certas coisas nos primeiros dias. Isso é normal!! Leia, estude, dedique-se. Não existe nada que o tempo não possa solucionar para você....

Espero ter ajudado.... Abraços, até o próximo post!!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Filosofando com Aristóteles

Pensamento de Aristóteles:
"A teoria das causas. O conhecimento é o conhecimento das causas - a causa material (aquilo de que uma coisa é feita), a causa formal (aquilo que faz com que uma coisa seja o que é), a causa eficiente (a que transforma a matéria) e a causa final (o objetivo com que a coisa é feita)."

Aristóteles foi um dos pensadores mais importantes da Antiga Grécia (na minha opinião). Um dos assuntos estudado por esse filósofo foi a teoria das causas.

Por que certas coisas acontecem em nossas vidas?
Levando para a Admnistração de Empresas, percebemos que, em muitas situações, não buscamos a causa do problema, e sim o efeito.

Por exemplo: O cliente reclama de mal atendimento. Esse é o efeito. Mas qual foi a causa dessa insatisfação? Funcionário mal treinado? Produto com defeito? Serviço incompleto? Demora na resposta ao cliente? São várias as possíveis causas. Você deve identificá-las, analisá-las e encontrar uma forma de solucioná-las.

Fica aqui minha sugestão para você: Não fique preso aos efeitos dos problemas na empresa. Vá até a raiz, e descubra a causa!! Reflita sobre o que Aristóteles nos apresentou sobre a Teoria das Causas. Quem sabe nela esteja a resposta do que você busca.

Abraços, até o próximo Post.