quinta-feira, 17 de março de 2011

Preparado para um Imprevisto?

Nesta última semana, vimos pela TV e Internet, uma grande catástrofe acontecendo no Japão. Contudo, os japoneses, como pessoas prevenidas que são, já possuíam uma série de ações para serem realizadas nesse tipo de evento. Sem contar nos preparativos anteriores, como as adaptações em seus edifícios e os treinamentos constantes para a população nessas situações.
Ou seja, a catástrofe não foi ainda maior porque eles estavam preparados, na medida do possível, para os imprevistos da natureza.

Levando esse ensinamento para o mundo dos negócios, podemos entender a importância da criação de planos e ações que previnam certos problemas na empresa. Por exemplo: Se uma nova crise mundial surgir, e o dinheiro (capital) desaparecer do mercado? Um fundo de reserva pode ajudar a minimizar esse tipo de problema no futuro. Mas para isso, esse fundo tem que começar a ser formado a partir de agora.

Outro exemplo: Sua principal máquina de produção quebrou, e as peças necessárias são importadas. Programas de manutenções preventivas podem ajudar a evitar este tipo de imprevisto. Mas também pode ser pensado na possibilidade de estocar algumas peças mais importantes, ou ainda criar um cadastro de fornecedores emergenciais das peças mais difíceis de serem encontradas.

E na sua carreira profissional? Você está preparado para um imprevisto? Se você fosse demitido hoje, o que faria? Você tem um fundo de reserva para aguentar alguns meses sem emprego? Possui uma boa rede de contatos para ajudar na procura de uma nova oportunidade? Possui os cursos necessários que o mercado de trabalho exige hoje em dia na sua profissão?

Termino a mensagem com a seguinte citação de Clarice Lispector:

"Algo está sempre por acontecer. O imprevisto me fascina."