terça-feira, 19 de abril de 2011

Ser sócio ou não ser??

Eis a questão....
Recentemente um amigo, que aqui irei chamá-lo de João, foi convidado a participar de uma sociedade. Dois amigos de faculdade se uniram para abrir uma loja de roupas masculinas em uma avenida bem movimentada da cidade, e esse meu amigo João seria o 3º sócio.
Cada um entraria na sociedade aplicando um capital de R$5.000,00 para aquisição de prateleiras, balcões, faixas e estoque inicial.
Inicialmente não teriam funcionários, criando uma escala de horário onde sempre pelo menos dois deles estariam presentes na loja. Caso precisassem, nos finais de semana, poderiam contar com suas respectivas esposas, para ajudar nas vendas.
Meu amigo João ficou com receio sobre essa sociedade, e me perguntou o que achava. Disse-lhe que alguns outros pontos precisavam ser definidos, como:
  • Vocês já possuem um ou mais fornecedores?
  • Quais serão as ferramentas de marketing adotadas para divulgar a loja?
  • Qual seria o diferencial da loja deles? Preço? Qualidade? Marca?
  • Como seria a divisão dos lucros?
  • Até quando pretendiam ficar sem funcionários?
  • Caso precisassem de mais capital, para renovar o estoque, por exemplo, como fariam para obter crédito?
  • Já consultaram um bom contador para ver a documentação necessária?
Entre uma série de outras perguntas que fiz ao meu amigo João. Minha intenção era lhe explicar que abrir uma empresa não pode ser encarado de forma tão amadora e simples. Sem um bom planejamento, e em seguida uma boa administração, nada daria certo.

Para ajudá-lo, lhe entreguei um modelo de "Plano de Negócios", que nada mais é que um documento onde você centraliza todas as informações desse seu novo empreendimento. Existem vários modelos, inclusive no site do Sebrae.
Acredito que o João irá pensar mais um pouco antes de abrir essa loja....

Abraços, até o próximo Post!!