sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Tomar Decisões

Muitas pessoas me comentam ter enorme dificuldade em tomar algumas decisões na vida, principalmente na área profissional. Além disso, diariamente, percebo que esta é uma realidade nas empresas brasileiras. E não estou falando de tomar grandes decisões, como por exemplo demissão em massa de mais de 100 funcionários. Aqui estou referindo-me à decisões simples, corriqueiras, mas necessárias para o perfeito andamento da empresa no dia-a-dia.
Isso ocorre por uma série de fatores, desde falta de preparo (já que as escolas não criam líderes, e sim seguidores), até a falta de apoio da direção (fato comum nas empresas).
Quando o problema é a falta de preparo, não tem jeito, a pessoa precisa de treinamento adequado para isso, além de tempo para adquirir experiência. Mas quando o problema está na direção, isso já é algo mais sério.
Existem empresas que cobram muito de seus líderes para tomarem decisões de maneira rápida e adequada, sempre prestigiando os interesses dela, contudo não dão suporte para esse tipo de ação, limitando as possibilidades de execução.
O que é necessário? Bem, resumo em dois pontos:
A) Qualificação Pessoal: treinar as pessoas a não terem medo, a aceitarem mudanças como algo natural da vida, preparando-as para as mais diversas situações, das mais leves às mais difíceis.
B) Qualificação da Empresa: é necessário conceder liberdade aos funcionários para tomarem suas decisões, mas claro que com ética, padronização e mostrando possibilidades aceitáveis pela instituição.

Enquanto esse cenário não muda, vamos correr, por nossa conta, atrás dessa qualificação!!
Abraços, até o próximo Post!!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Backup, Faça Hoje!!

Você lembra quando foi a última vez em que fez uma cópia de segurança dos seus arquivos salvos em seu computador, laptop, pen-drive e celular? 
Se sim, você está de parabéns. 
Se não se lembra, recomendo que faça hoje mesmo! Ou se não puder agora, programa-se para fazer no prazo máximo de uma semana.

Por que??
Bem simples, nunca sabemos quando nossos equipamentos irão falhar. Isso é imprevisível, contudo sabemos que um dia pode acontecer. Um vírus, travamento do computador, um raio, qualquer coisa pode ser um motivo para perdermos tudo. E em muitos casos, isso significa perder dinheiro, principalmente no caso de empresas e profissionais liberais.

Não precisa utilizar um programa super moderno e específico para isso, basta usar seu gravador de CD ou DVD, copiar tudo que achar importante e pronto. Recomendo que faça duas cópias, deixando uma no local de trabalho, e outra em casa.

Outra recomendação é criar o hábito de realizar esse backup a cada 6 meses. É incrível o volume de informações que produzimos nos dias de hoje. E é claro que, com tempo, você poderá descartar as cópias de seguranças mais antigas.

Lembre-se: É melhor prevenir do que remediar, pois nesse caso, talvez não tenha remédio.

Abraços, até o próximo Post.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Tenha uma Agenda de Contatos

Com a enorme facilidade que temos, nos dias de hoje, em ter uma grande quantidade de amigos, principalmente com o uso dos meios eletrônicos, como e-mail, msn, orkut, facebook, twitter, etc e etc, se torna uma obrigação nossa manter atualizada essas formas de contatos.

Uma maneira bem interessante, e prática, é a criação de uma agenda de contatos, com pelo menos o nome, telefone e e-mail da pessoa. Recomendo também deixar um espaço para observações, para indicarmos de onde conhecemos a pessoa, data de aniversário, atual local de trabalho, etc.

Abaixo indico alguns bons motivos para você criar mais esse hábito em sua vida:

a) Um Novo Emprego: Vivemos no mundo das indicações. Os bons empregos não são mais anunciados em jornais, mas sim internamente nas empresas, indicando pessoas que conhecemos. Mantenha sua agenda de contatos atualizada por dois motivos: 1-Se precisar indicar alguém, saberá como encontrá-la; 2-Se você precisar de uma indicação, saberá para quem pedir;

b) Parcerias: Você encontrou uma excelente oportunidade de negócio, mas precisa de um bom sócio para ajudá-lo? Simples, veja sua agenda e procure a pessoas mais preparada;

c) Divulgação: Precisa divulgar o lançamento de um novo produto, e gostaria de convidar algumas pessoas-chaves para esse evento? Sua agenda de contatos também poderá lhe ajudar na montagem dessa lista.

Mantenha atualizada sua lista. Vale a pena, de tempos em tempos, checar os nomes, telefones e e-mails, além de incluir os novos contatos.

Abraços, até o próximo post!!