sábado, 30 de abril de 2011

Você sente-se Perseguido na empresa??

Esta semana, ao conversar com um ex-aluno, ele me revelou que vem sentindo algo diferente na empresa onde atua. Ele sente-se que vem sendo perseguido pelo chefe do setor onde atua, e por um outro colega também do mesmo setor.

Neste momento, perguntei porque ele vinha sentindo isso. O que havia levado ele a essa conclusão. Então ele me explicou que desde o começo do ano já teve duas promoções de cargo na empresa, e dois colegas do setor dele foram promovidos, mesmo tendo menor tempo de empresa e menor experiência no ramo.

Expliquei para ele que as empresas possuem sistemas de seleção interna, e que costumam apresentar algumas regras para a aprovação. Talvez ele não tenha sido promovido por não contemplar todas as qualificações necessárias.

Ele concordou em partes, contudo acrescentou dizendo que este chefe não aceita qualquer ideia que ele apresente, mesmo que seja uma excelente solução para um problema. Prefere tomar as decisões sozinho. Também expliquei que este é um tipo de liderança. Eu posso até não gostar, prefiro liderança compartilhada, ou seja, saber a opinião dos envolvidos, mesmo que a palavra final seja minha. Mesmo assim, ele teria de aceitar esse seu chefe.

E a conversa continuou. Meu ex-aluno sempre achando um motivo para sua "perseguição". E eu sempre rebatendo com alguma ideia positiva, mesmo que não fosse a que nós gostaríamos de ver e ouvir. Na vida empresarial é assim. Muitas decisões não cabem a nós. Temos que aceitá-las.

Se você estiver em um ambiente que aceite com facilidades as mudanças: ótimo! Caso contrário, o jeito é aceitar e parar de ficar procurando motivos para se chatear. Talvez, tenhamos de mudar de empresa. Essa é uma reflexão muito pessoal. E manter esse sentimento de perseguição só deixará seus dias mais angustiados, ou seja, piores. Pare com isso agora mesmo!!

Abraços, até o próximo Post!!