sábado, 22 de janeiro de 2011

Ginástica Laboral

Com a constante pressão que sentimos no trabalho, além do cansaço mental, ao final do dia sentimos um forte cansaço físico, mesmo que tenhamos ficado sentado o dia inteiro, sem sair do lugar. Isso ocorre porque o nosso corpo é uma máquina, e como tal, não foi feita para ficar parada. Além disso, estudos comprovam que o esforço mental reflete diretamente no desempenho de diversos outros órgãos, como o coração e o fígado.

Pensando em melhorar um pouco o nosso ambiente de trabalho, especialistas nas áreas de saúde, fisioterapia e educação física criaram a chamada: Ginástica Laboral.

Composto por uma grande série de exercícios, que variam dos mais leves até os de esforços moderados, podem incluir atividades como: alongamento, exercícios respiratórios, fortalecedores de determinadas musculaturas como costas e pernas, e de relaxamento como o Tai Chi Chuan e a Yoga.

O intuito desta ginástica é relaxar o corpo, exercitar a flexibilidade e estimular músculos que costumam ficar parados ao longo do dia.

Recomendo que na sua empresa você pense nesse tipo de atividade. Não são caras, podendo contratar um único personal trainner, e sem investimentos, pois podem ser realizados no próprio local de trabalho, inclusive usando as cadeiras já disponíveis. Quanto ao tempo, sugere-se a realização desse tipo de ginástica duas a três vezes por semana, pelo menos 15 minutos em cada seção, ou seja, não irá prejudicar o rendimento da empresa, como pensam os mais pessimistas.

Curiosidade: No Japão, em várias empresas, todos os funcionários se exercítam pela manhã, diariamente, antes de iniciar a jornada de trabalho.

Movimente-se!!!
Abraços, até o próximo Post.