No ano passado, tive a oportunidade de visitar muitas empresas e clientes, e uma coisa que sempre chamava minha primeira impressão era a higiene e limpeza do local.
Visitei empresas impecáveis, com salas e corredores bem limpos e organizados, bem iluminados e com boas indicações de direção. Mas infelizmente isso foi a minoria. Acredito que cerca de 90% das empresas visitadas me decepcionaram neste quesito. Por que?? Simples, a aparência é tudo.
Se você vai para uma entrevista de emprego, não tem que ir bem vestido? Isso não é o tal do Marketing Pessoal?? Acredito que é o mesmo com as empresas. Como é possível receber clientes e fornecedores em um local tão sujo e desorganizado? Não tem jeito, a impressão é bem negativa nestes casos.
Não pense que é algo caro investir em limpeza da sua empresa. E também não pense que é só contratar uma simples faxineira para limpar, que tudo ficará limpo como mágica. É necessária a conscientização e participação de todos os colaboradores da empresa! Pois afinal de contas, ainda existem pessoas que não se importam em trabalhar em um local sujo.
Sugestões:
- Mutirão da limpeza (pelo menos a cada 15 dias) envolvendo toda a empresa!!
- Limpeza das janelas por empresas especializadas;
- Pintura das paredes das salas e corredores pelo menos 1 vez por ano;
- Troca de mobiliário (mesas e cadeiras) pelo menos a cada 2 anos;
- Palestras de conscientização sobre formas de limpeza e sua importância;
- Instalação de maior quantidade de cestos de lixo pela empresa;
- Criar um projeto para reciclagem de lixo limpo;
- Criação e aplicação de um programa de 5S (Gestão da Qualidade).
Espero que quando você me convidar para visitar sua empresa, eu encontre o local bem limpo e organizado.... e se precisar de uma assessoria, pode me chamar!