quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Saber Poupar

Esta talvez seja uma das maiores dificuldades, no assunto economia, para os brasileiros: Saber Poupar.

Entenda que não estou falando em economizar, comprando produtos em oferta. Aqui, me refiro ao ato de saber guardar, periodicamente, uma parte da renda para o futuro. Popularmente chamado de: Poupança.

Economistas, e outros especialistas recomendam que pelo menos 20% da sua renda mensal seja transformada em alguma forma de poupança, ou reserva, para o futuro. E para ajudar, vale tudo: abrir uma conta poupança, comprar ações da Petrobras ou da Vale, fazer um Plano de Previdência Privada junto ao banco de sua confiança, etc.

Isso é recomendado por diversos motivos: preparar uma melhor aposentadoria, comprar um imóvel ou outro patrimônio, reserva para emergências médicas na família, e até para pagar menos juros quando for comprar um eletrodoméstico ou carro. Lembre-se que quem paga a vista, não paga juros, e tem maior poder de negociação para conseguir um bom desconto!

Dicas para Poupar:
  • Depositar todo mês, pelo menos, 20% do salário em uma poupança (Se em um mês não puder colocar 20%, coloque 15%, 10%, o importante é guardar um pouco!);
  • Fazer um Plano de Previdência Privada (mas faça isso com calma, de preferência quando estiver de férias, assim terá tempo para analisar as opções existentes no mercado);
  • Gastar menos com roupas e acessórios (não é para você andar feio na rua, mas controle os gastos!);
  • Livre-se dos juros! Evite, ao máximo, comprar de forma parcelada com juros. Lembre-se que juros é um dinheiro que você nunca mais verá na sua vida!!
  • Tenha dedicação. Este é a principal dica. Em alguns meses você pode ficar mais apertado, mas no outro a situação pode melhorar. Além disso, sempre tem o 13º salário, que muitas vezes gastamos de forma errada.
Abraços, até o próximo Post!