quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Concorrência Chinesa

Já não é de agora que a China se transformou no grande concorrente mundial. Eles fabricam praticamente qualquer coisa que você possa imaginar. Desde aparelhos de barbear, passando por material escolar, brinquedos, roupas e produtos eletrônicos.
Mas também é de conhecimento de todos que a qualidade destes produtos fica um pouco a desejar. É claro que não podemos generalizar, tendo em vista que algumas empresas chinesas já estão mudando seu foco, de quantidade para qualidade.
Essa realidade impacta diretamente em nossa economia. O Brasil produz uma série de produtos similares aos chineses, contudo não consegue chegar ao baixo preço praticado por eles. Qual a solução para isso?

Diferenciação, poder de marca e fidelização.

Esse conjunto de estratégias pode ser a grande solução para nossa empresas. Não adianta querer brigar pelo preço. Temos que convencer nossos clientes que o nosso produto é melhor e possui uma marca forte. Além disso, devemos criar programas de fidelização, dando desconto aos nossos clientes mais fiéis, que prestigiam nossa marca.

O Marketing tem um papel fundamental nessa etapa, pois sem a divulgação massiva dessas ideias, os consumidores, tradicionalmente, irão preferir a economia pelo preço mais baixo.
Os clientes precisam absorver a ideia de valor agregado ao produto, ou seja, aceitarem pagar mais caro por um produto, reconhecidamente, de melhor qualidade, ou que lhe garanta um melhor status na sociedade.
Vamos para de reclamar da concorrência, pois ela sempre existiu, e vamos ao trabalho!!
Abraços, até o próximo Post.