quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Usar MSN no trabalho, pode??

Usar MSN Messenger no trabalho, será que pode??
Essa é uma das perguntas que sempre escuto dos meus alunos. E como sempre digo à eles, a melhor resposta é: Depende...
Existem empresas que adotam este tipo de comunicação como canal de vendas, possibilitando a realização de orçamentos para os clientes em tempo real. Isso, na verdade, pode ser um bom diferencial para sua empresa.
Em contra partida, existem outras empresas que não aceitam essa forma de comunicação entre funcionários, ou até mesmo com clientes. Nesse caso, não vale a pena insistir. O jeito é não usar mesmo, até para evitar problemas futuros com a chefia.
Caso sua empresa seja do tipo que permite o uso dessa ferramenta, recomendo sempre o bom senso, ou seja, nada de ficar horas e horas conversando com sua namorada ou seu namorado. Nem ficar comentando sobre o chefe, ou ainda situações engraçadas que envolvam os clientes. Lembre-se que você está em um ambiente de trabalho, e esse programa deve ser apenas uma forma adicional de comunicação com colegas de trabalho, clientes e fornecedores.
Mas se a empresa onde você trabalha ainda não aceita essa ideia, pense na possibilidade de apresentar um relatório justificando o uso e apresente ao seu superior. Quem sabe eles mudem de opinião? Use bons argumentos para justificar sua visão.
Uma outra alternativa, para empresas maiores, é o uso de um comunicador (messenger) exclusivo para uso interno pelos funcionários. Existem diversas opções de softwares nessa área, inclusive gratuitos.

Encerro aqui reforçando a importância da boa comunicação entre funcionários e clientes. Quem não se comunica, perde clientes e dinheiro!!
Abraços, até o próximo Post!!