quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Falar ou Calar ??

Acredito que você já tenha passado pela situação em que, após ter falado algo para alguém, logo em seguida tenha se arrependido do que disse. Talvez porque não era o momento certo, ou a pessoa certa.
Infelizmente isso é algo comum no ambiente de trabalho. Devido à correria do dia-a-dia, acabamos deixando nossos pensamentos acelerados, e dessa forma não paramos para pensar antes de falar algo.
Com isso, as relações dentro do local de trabalho podem ficar "tensas", criando até um clima de chateação e desânimo entre os envolvidos.
Por isso sempre recomendamos que você não fale imediatamente algo para uma pessoa. Claro que não podemos esperar o dia inteiro, mas um rápida reflexão sempre é bem-vinda.
Em muitas situações, quando estamos tentando resolver um problema, ficamos cegos e surdos às pessoas ao nosso redor, e mesmo que alguém tente lhe ajudar, você acaba sendo "grosso" com a pessoa, não dando ouvidos ao que ela falou.
Entenda que existem momentos de falar. E existem momento de calar e ouvir.
Ouvir é a melhor forma de se aprender algo. Se falamos ao mesmo tempo que alguém, não conseguimos assimilar novos conhecimentos.
E sabe aquele momento em que você está nervoso, ou até com raiva de algo ou alguém? Pois bem, esse é o momento de calar. Espere. Jamais fale com alguém em estado alterado de ânimo, você pode perder o bom senso e magoar a pessoa ou a você mesmo.
Deixo aqui a seguinte reflexão:

Será que falei demais naquela última discussão que tive?
Será que calei na hora certa para poder ouvir as pessoas?
Falar ou Calar? Pense nisso....

Abraços... até o próximo Post!!