Acredito que você já tenha passado pela situação em que, após ter falado algo para alguém, logo em seguida tenha se arrependido do que disse. Talvez porque não era o momento certo, ou a pessoa certa.
Infelizmente isso é algo comum no ambiente de trabalho. Devido à correria do dia-a-dia, acabamos deixando nossos pensamentos acelerados, e dessa forma não paramos para pensar antes de falar algo.
Com isso, as relações dentro do local de trabalho podem ficar "tensas", criando até um clima de chateação e desânimo entre os envolvidos.
Por isso sempre recomendamos que você não fale imediatamente algo para uma pessoa. Claro que não podemos esperar o dia inteiro, mas um rápida reflexão sempre é bem-vinda.
Em muitas situações, quando estamos tentando resolver um problema, ficamos cegos e surdos às pessoas ao nosso redor, e mesmo que alguém tente lhe ajudar, você acaba sendo "grosso" com a pessoa, não dando ouvidos ao que ela falou.
Entenda que existem momentos de falar. E existem momento de calar e ouvir.
Ouvir é a melhor forma de se aprender algo. Se falamos ao mesmo tempo que alguém, não conseguimos assimilar novos conhecimentos.
E sabe aquele momento em que você está nervoso, ou até com raiva de algo ou alguém? Pois bem, esse é o momento de calar. Espere. Jamais fale com alguém em estado alterado de ânimo, você pode perder o bom senso e magoar a pessoa ou a você mesmo.
Deixo aqui a seguinte reflexão:
Será que falei demais naquela última discussão que tive?
Será que calei na hora certa para poder ouvir as pessoas?
Falar ou Calar? Pense nisso....