quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ser um Corretor de Imóveis

Um profissional de Administração possui diversos caminhos que pode percorrer em sua carreira profissional. Uma dessas opções é a Corretagem de Imóveis.
Este ramo de atuação envolve basicamente 3 grande áreas:
  • Locação
  • Vendas
  • Administração de Condomínios
A Locação, de maneira resumida, consiste em cuidar de todos os processos que envolvam o ato de alugar um imóvel, ou seja: Contrato com o Proprietário (Locador), Contrato com o Inquilino (Locatário), Anúncio dos imóveis, recebimento de aluguéis, emissão de extratos para o locador, entre uma série de outras atividades.
As Vendas de imóveis são, hoje em dia, a grande área de atuação do Corretor. Nesta atividade, ele é o responsável em encontrar o comprador certo, para o vendedor certo, ou seja, atender as necessidades de quem está vendendo um imóvel, e as de quem está comprando. Essa não é uma tarefa fácil, e pode levar alguns meses para se obter a concretização do contrato. Mas é um dos segmento com maior expansão de mercado no momento no Brasil.
E temos ainda a Administração de Condomínios, onde o corretor de imóveis também exerce suas funções, gerindo todos as receitas e despesas de um edifício, controlando ainda a parte de folha de pagamento dos funcionários deste prédio, como porteiros e faxineiros.

O Corretor de Imóveis também é conhecido como Técnico em Transações Imobiliárias, pois este é o diploma que este tipo de profissional precisa ter para exercer suas funções, além do registro junto ao CRECI (Conselho Regional do Corretores de Imóveis).
Advogados e Administradores também podem exercer essas funções, mas com as devidas adaptações junto ao CRECI.

De qualquer forma, fica aqui nossa sugestão de mercado de trabalho aos administradores que ainda não decidiram em que área atuar.
Abraços, até o próximo Post!!