sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Tomar Decisões

Muitas pessoas me comentam ter enorme dificuldade em tomar algumas decisões na vida, principalmente na área profissional. Além disso, diariamente, percebo que esta é uma realidade nas empresas brasileiras. E não estou falando de tomar grandes decisões, como por exemplo demissão em massa de mais de 100 funcionários. Aqui estou referindo-me à decisões simples, corriqueiras, mas necessárias para o perfeito andamento da empresa no dia-a-dia.
Isso ocorre por uma série de fatores, desde falta de preparo (já que as escolas não criam líderes, e sim seguidores), até a falta de apoio da direção (fato comum nas empresas).
Quando o problema é a falta de preparo, não tem jeito, a pessoa precisa de treinamento adequado para isso, além de tempo para adquirir experiência. Mas quando o problema está na direção, isso já é algo mais sério.
Existem empresas que cobram muito de seus líderes para tomarem decisões de maneira rápida e adequada, sempre prestigiando os interesses dela, contudo não dão suporte para esse tipo de ação, limitando as possibilidades de execução.
O que é necessário? Bem, resumo em dois pontos:
A) Qualificação Pessoal: treinar as pessoas a não terem medo, a aceitarem mudanças como algo natural da vida, preparando-as para as mais diversas situações, das mais leves às mais difíceis.
B) Qualificação da Empresa: é necessário conceder liberdade aos funcionários para tomarem suas decisões, mas claro que com ética, padronização e mostrando possibilidades aceitáveis pela instituição.

Enquanto esse cenário não muda, vamos correr, por nossa conta, atrás dessa qualificação!!
Abraços, até o próximo Post!!