terça-feira, 8 de março de 2011

A Mulher como Gestora

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado todo dia 08 de Março, falaremos hoje sobre esse perfil profissional, tão desejado por algumas empresas, e ainda mal aproveitado por tantas outras.

A Mulher Gestora, que tem o papel de administradora em uma empresa, normalmente apresenta as seguintes características dentro do seu perfil:

  • É tolerante. Diferente do homem administrador, a mulher gestora moderna sabe tolerar muito melhor as falhas de seus funcionários, identificando ainda que, muitas vezes, a falha foi da empresa em não ter dado o treinamento adequando ao seu colaborador.
  • É humana. Não vê um funcionário como funcionário, e sim como um verdadeiro colaborador, que está ali para ajudar a empresa a alcançar seus objetivos. A mulher gestora sabe que nenhuma empresa tem sucesso sem uma verdadeira equipe unida.
  • É motivadora. Sabe usar melhor as palavras. Não elogia uma pessoa com segundas intenções. Além disso, incentiva seus colaboradores a estudarem e alcançar seus objetivos de vida.
  • É sutil. Sabe chamar a atenção de uma pessoa sem que outras pessoas ao redor percebam, pois entende que humilhar um colaborador não irá ajudar a empresa em nada, muito menos o funcionário.
  • É econômica. Quando o assunto são as despesas da empresa, sabe traçar planilhas para decidir quais os investimentos que serão feitos em curto, médio e longo prazos. Sabe ainda reduzir despesas sem perder a qualidade do trabalho.
  • É estudiosa. Esse é um fato comprovado por diversas pesquisas. As mulheres investem muito mais em conhecimento, passando um tempo muito maior no "banco da escola", seja através de cursos técnicos, superiores, pós-graduações, idiomas, etc.
  • É atualizada. O público feminino le muito mais livros e revistas que o público masculino. E não me refiro à revistas de fofocas, mas sim de revistas nas áreas de economia, política, finanças, bem-estar e científicas.
Existem ainda uma série de outras características importantes dessa mulher gestora, mas acredito que posso resumir todas elas na seguinte afirmação:
"É o toque feminino, que só elas tem, que faz a grande diferença na área de gestão de empresas."

Vamos torcer para que as empresas percebam isso logo!!

Abraços, e parabéns pelo Dia Internacional da Mulher!