sábado, 5 de março de 2011

Você é Subestimado??

Em muitas situações do dia-a-dia, temos a nítida impressão que nossa real e total capacidade profissional, e até intelectual, não é totalmente explorada na empresa onde trabalhamos. Você sente ou já sentiu isso??

Isso ocorre por uma série de motivos, mas irei me focar em dois pontos principais:

  1. Falta de visão por parte da empresa: Sim, a empresa lhe contratou sabendo das suas características. A final de contas, eles analisaram seu currículo, te passaram por uma ou mais dinâmicas de grupo, e ainda lhe entrevistaram com uma centena de perguntas. A empresa não pode alegar que não sabia do seu potencial, pois a grande maioria lhe contrata justamente por isso, porque você superou os outros candidatos em algum aspecto. Mesmo assim, diversas empresas subestimam seus funcionários, não dando ouvidos para suas ideias e sugestões, nem mesmo quando você identifica problemas importantes que poderão prejudicar a empresa. Isso é falta de definição de um real plano de cargos, onde fica estipulado suas atividades. Dessa forma, você saberia desde o início porque, e para que foi contratado.
  2. Excesso de qualificação sua! Sim, você pode estar acima da qualificação necessária para o cargo que exerce, gerando uma grande sensação de estar sendo subestimado. E você não está errado em querer buscar uma melhor qualificação. O excesso de concorrência te força a ir por esse caminho. Cursos, certificados, idiomas, palestras, livros, tudo é feito na melhoria do seu conhecimento. E tendo mais conhecimento, mas o cargo sendo o mesmo, você não consegue por em prática muitas coisas que aprende. Isso também gera a sensação de ser subestimado.
Essa pode ser a nossa realidade, mas não somos obrigados à aceitá-la! Você tem duas soluções: Mudar de emprego, em busca de um que lhe ofereça as condições de por em prática boa parte do que aprendeu. Ou reduz essa sua insatisfação complementando suas atividades com um segundo emprego, onde possa realizar atividades diferentes das praticadas na outra empresa. 

E posso ainda te propor um terceiro caminho: realizar trabalho voluntário em alguma entidade carente, mesmo que seja dando aulas, ou auxiliando em corrigir e aprimorar algumas ações. Com certeza você não será subestimado nessa situação.

Pense nisso!!
Abraços... até a próxima matéria!